O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da Primeira-Dama, Janja da Silva, e o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, participaram de uma cerimônia de apresentação de 56 oficiais-generais das Forças Armadas, promovidos na última sexta-feira (31), no Palácio do Planalto. A solenidade ocorre três vezes por ano e foi a primeira presidida por Lula em seu mandato atual. Estiveram presentes também os comandantes das três forças.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a cerimônia, os oficiais-generais das forças Armadas foram cumprimentados pelo Presidente da República e pelo Ministro da Defesa. O evento teve como objetivo reconhecer a dedicação e o esforço desses militares, que receberam promoções por seu desempenho exemplar. A cerimônia contou com a entrega do bastão de comando, da carta-patente e de espadas aos oficiais-generais promovidos.

4c124fd8 bcd5 4054 b389 a239c0e3c80d

Além da promoção dos 56 oficiais-generais das Forças Armadas, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, presidiu outra solenidade de promoção de 25 oficiais-generais do Exército Brasileiro na sede do Clube do Exército, também em Brasília. Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Ordem do Mérito Militar aos oficiais-generais promovidos em 31 de março de 2023.

A promoção dos oficiais-generais das Forças Armadas e do Exército Brasileiro reforça o compromisso do governo com a segurança nacional e o fortalecimento das forças militares do país. Os militares promovidos são reconhecidos por seu esforço e dedicação na defesa dos interesses do Brasil e sua promoção contribui para a motivação e reconhecimento dos militares brasileiros.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).