No dia 25 de maio, o Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto, e o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, chegaram a Manaus, na Região Norte do País, para acompanhar as ações desenvolvidas na Operação Amazônia 2021. Desde abril, o Comando Militar da Amazônia (CMA) realiza a Operação Amazônia 2021, um exercício de defesa externa voltado para o adestramento de tropas para a proteção da Amazônia Brasileira. Neste mês, as brigadas de infantaria de selva do CMA estão realizando o exercício de guerra de resistência, uma forma diferente do combate convencional, baseado em um combate entre força invasora e força de resistência. Nas palavras do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio, "a visita é uma forma de mostrar a prioridade que a região amazônica tem". Programação A visita acontece até 29 de maio e prevê passagens pelas seguintes organizações militares: 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl); 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl); 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl); Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) – 1º BIS (Amv) –; e o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BavEx). Durante a visita ao município de São Gabriel da Cachoeira (AM), região conhecida como Cabeça do Cachorro, haverá a inauguração da ponte Rodrigo Cibele, no km 91 da BR 307, entre São Gabriel da Cachoeira e a comunidade indígena Balaio, e do Sistema de Energia Fotovoltaica, localizado em Maturacá (AM) – construções coordenadas pelo 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E).

No dia 25 de maio, o Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto, e o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, chegaram a Manaus, na Região Norte do País, para acompanhar as ações desenvolvidas na Operação Amazônia 2021.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desde abril, o Comando Militar da Amazônia (CMA) realiza a Operação Amazônia 2021, um exercício de defesa externa voltado para o adestramento de tropas para a proteção da Amazônia Brasileira. Neste mês, as brigadas de infantaria de selva do CMA estão realizando o exercício de guerra de resistência, uma forma diferente do combate convencional, baseado em um combate entre força invasora e força de resistência.

Nas palavras do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio, “a visita é uma forma de mostrar a prioridade que a região amazônica tem”.

Programação

A visita acontece até 29 de maio e prevê passagens pelas seguintes organizações militares: 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl); 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl); 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl); Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) – 1º BIS (Amv) ; e o  4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BavEx).

Durante a visita ao município de São Gabriel da Cachoeira (AM), região conhecida como Cabeça do Cachorro, haverá a inauguração da ponte Rodrigo Cibele, no km 91 da BR 307, entre São Gabriel da Cachoeira e a comunidade indígena Balaio, e do Sistema de Energia Fotovoltaica, localizado em Maturacá (AM) – construções coordenadas pelo 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E).

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).