Ministro da Defesa e Comandante da Marinha visitam o Comando de Operações Navais e o CISMAR

General Braga Netto conhece instalações do CISMAR

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, acompanhado do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, recebeu, em 2 de agosto, o Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto, nas instalações do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) e do Centro de Comando do Teatro de Operações Marítimas (CCTOM), no Comando de Operações Navais (ComOpNav), na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo da visita foi apresentar ao Ministro da Defesa o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), concebido para monitorar e controlar, de forma integrada, as águas jurisdicionais brasileiras e as áreas nas quais o Brasil tem a responsabilidade de conduzir operações de Busca e Salvamento, a fim de incrementar a capacidade de pronta resposta a qualquer ameaça, emergência, agressão ou ilegalidade nessas regiões.

“Tivemos a oportunidade de contar com essa agenda do Ministro da Defesa, para que ele pudesse conhecer melhor e dar maior apoio a esse grande projeto, buscando também a integração com o Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) com seu monitoramento satelital, para que possamos implementar, no prazo mais curto possível, o SisGAAz na sua versão mais completa”, avaliou o Comandante da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ministro da Defesa, Comandante da Marinha e Comitiva em visita ao CISMAR

Na ocasião, o Ministro da Defesa fez questão de externar seus propósitos e sua satisfação com a visita. “Foi uma solicitação minha vir aqui no ComOpNav e no CISMAR para ver como são monitoradas em tempo real as operações, o funcionamento dos centros, quais são os principais problemas e necessidades, então foi muito útil esta visita e eu agradeço de coração à Marinha do Brasil”, declarou o General Braga Netto.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui