O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, acompanhado do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, recebeu, em 2 de agosto, o Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto, nas instalações do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) e do Centro de Comando do Teatro de Operações Marítimas (CCTOM), no Comando de Operações Navais (ComOpNav), na cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo da visita foi apresentar ao Ministro da Defesa o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), concebido para monitorar e controlar, de forma integrada, as águas jurisdicionais brasileiras e as áreas nas quais o Brasil tem a responsabilidade de conduzir operações de Busca e Salvamento, a fim de incrementar a capacidade de pronta resposta a qualquer ameaça, emergência, agressão ou ilegalidade nessas regiões.
“Tivemos a oportunidade de contar com essa agenda do Ministro da Defesa, para que ele pudesse conhecer melhor e dar maior apoio a esse grande projeto, buscando também a integração com o Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) com seu monitoramento satelital, para que possamos implementar, no prazo mais curto possível, o SisGAAz na sua versão mais completa”, avaliou o Comandante da Marinha.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Na ocasião, o Ministro da Defesa fez questão de externar seus propósitos e sua satisfação com a visita. “Foi uma solicitação minha vir aqui no ComOpNav e no CISMAR para ver como são monitoradas em tempo real as operações, o funcionamento dos centros, quais são os principais problemas e necessidades, então foi muito útil esta visita e eu agradeço de coração à Marinha do Brasil”, declarou o General Braga Netto.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395