O Ministério da Defesa (MD) e as Forças Armadas participarão, como expositores, da 7ª edição da Mostra BID Brasil. Entre os dias 06 e 08 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), os visitantes irão conhecer os principais avanços tecnológicos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, assim como o trabalho da Pasta para o crescimento e para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID) nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a Mostra, o Ministério destacará a importância da autonomia tecnológica de defesa para soberania do País. O estande reservado à Pasta contará com ampla área de relacionamento com o público, além de telão em led para exibição de vídeos institucionais sobre os principais projetos estratégicos de defesa e sobre a BID.

A Marinha do Brasil fará uma exposição com destaque para a realidade virtual. Simuladores de paraquedas e de passadiço – sala de comando do navio – possibilitarão experiências fidedignas às dos militares em missões. Nesta edição, será apresentado, ainda, o robô expedicionário, que pode ser utilizado para desativar artefatos explosivos, coletar amostras e detectar áreas contaminadas, entre outros.

Já a Força Aérea Brasileira fará a exposição de uma maquete do F-39 Gripen em tamanho real, a qual estará aberta a visitação. Produzido em parceria com a Suécia, o caça é conhecido, mundialmente, pela capacidade tecnológica avançada. Também, próximo à maquete, haverá protótipos de nanossatélites, foguetes que auxiliam no envio de satélites ao espaço com precisão.

botão_Matéria_BID_programação-completa.jpg botão_Matéria_BID_credenciamento.jpg botão_Matéria_BID_saiba-mais.jpg

Serviço

Evento: 7ª Mostra BID Brasil
Data/Hora: 06/12 (9h-18h), 07/12 (10h-20h) e 08/12 (10h-19h)
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília (DF)
Para participar do evento, é necessário credenciamento

Por Carolina Militão

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).