Capitão dos Portos do ES, CMG Dos Anjos profere palestra no Norte Capixaba

Entre os dias 31 de maio e 4 de junho de 2023, militares da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) visitaram escolas da região de Conceição da Barra, no Espírito Santo, para levar aos alunos informações valiosas sobre a importância da Amazônia Azul e as diferentes formas de ingressar na Marinha. As palestras educativas, voltadas para estudantes do 8° e 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Astrogildo Carneiro Setúbal e da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral João Bastos Bernardo Vieira, alcançaram mais de 200 jovens.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parceria com as Secretarias de Educação e Segurança nas Águas

Esta importante iniciativa foi realizada em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios envolvidos. As escolas selecionadas estão localizadas em comunidades pesqueiras, que têm registros de acidentes com embarcações ou estão próximas a vias navegáveis significativas, como a foz do Rio São Mateus. Esta ação reforça o compromisso da Marinha em promover uma mentalidade marítima segura e consciente.

Palestras para a Comunidade Pesqueira

Em adição à programação nas escolas, o Capitão dos Portos do Espírito Santo realizou uma palestra direcionada à comunidade pesqueira local. O foco da discussão foi sobre tópicos relacionados à salvaguarda da vida humana no mar. Estes momentos de interação entre a Marinha e a comunidade reforçam a importância da segurança e da conscientização sobre os desafios e riscos associados às atividades marítimas.

Ações Educativas e Fiscalização do Tráfego Aquaviário

Além das palestras, os militares da CPES realizaram ações educativas e de Fiscalização do Tráfego Aquaviário nas Lagoas Nova e Juparanã. Estas ações são fundamentais para garantir a segurança de todos que utilizam essas vias para lazer ou trabalho, contribuindo para uma cultura marítima mais segura e responsável.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).