Em uma colaboração com mais de três décadas, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e a Escola Municipal Amadeu Rocha têm trabalhado juntos para contribuir com melhorias significativas para o desenvolvimento de crianças e jovens matriculados na rede municipal de ensino. Localizada nas proximidades do Complexo Naval da Ilha do Governador, a escola tem desfrutado de um “apadrinhamento” especial por parte do CIASC.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Quadra e Horta para o Desenvolvimento dos Alunos

No dia 11 de julho, uma nova conquista foi celebrada: a inauguração de uma quadra de esportes e uma horta coletiva, ambas implementadas com o importante apoio dos militares do CIASC. Esses novos recursos proporcionarão aos alunos melhores condições para a prática de atividades físicas e o cultivo de legumes e hortaliças para consumo, promovendo tanto a saúde física quanto a educação ambiental e alimentar.

A Cerimônia de Inauguração

foto 2 7 scaled

A cerimônia de inauguração contou com a presença de figuras notáveis, como o Comandante do CIASC, Contra-Almirante (FN) Paulo Roberto Saraiva, o Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, e o vereador Vitor Hugo Santos. Além disso, professores, alunos, familiares e representantes da subprefeitura das Ilhas foram recepcionados pela diretora da escola, Andreia De Luca. A solenidade incluiu o hasteamento da Bandeira Nacional por alunos que se destacaram na Olimpíada Municipal de Matemática e o Hino Nacional executado pela Banda de Música do CIASC.

Reconhecimento à Marinha e Olhar para o Futuro

A inauguração da quadra e da horta foi um momento de reconhecimento ao apoio da Marinha, com diversas homenagens realizadas durante a cerimônia. No entanto, mais do que um simples reconhecimento, este é um exemplo de como a colaboração entre diferentes setores da sociedade pode resultar em benefícios concretos para a educação e o desenvolvimento de nossos jovens. A escola Amadeu Rocha e o CIASC continuam olhando para o futuro, sempre em busca de novas formas de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e ativos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).