Manaus (AM) – No período de 27 de março a 6 de abril, foi conduzido pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) o Adestramento da Turma de Caçadores dos Batalhões de Infantaria de Selva (BIS), no âmbito do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Treinamento proporcionou aos participantes nivelar conhecimentos, competências e capacidades, bem como aprimorar o adestramento da Turma de Caçadores no combate em ambiente de selva. Na oportunidade, os instruendos tiveram instruções teóricas e práticas das técnicas de tiro e princípios básicos e doutrinários do emprego da Turma de Caçadores, servindo como preparação para o Exercício de Adestramento Avançado Amazônia / 2023.

A atividade exige do militar técnica, concentração e preparo físico, tendo em vista que, em uma situação real, o caçador poderá ter que permanecer por horas no campo de batalha, independentemente das intempéries do tempo, para atingir o objetivo da caçada.

A cerimônia de conclusão do Adestramento, com respectiva entrega de diplomas, foi realizada no Saguão das Placas do CIGS, presidida pelo General de Brigada Andrelúcio Ricardo Couto, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, que parabenizou os participantes pela conclusão do treinamento. Na oportunidade, foi realizada a entrega de prêmio ao destaque do Adestramento ao Segundo-Sargento Luis Henrique Amorim, do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva.

Caçador

Popularmente conhecido como “sniper”, o caçador é considerado um eficiente multiplicador do poder de combate, que tem como principais missões neutralizar alvos e destruir meios materiais, utilizando técnicas, táticas e procedimentos específicos, seja em situação de guerra e de não guerra.

Fonte: Centro de Instrução de Guerra na Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).