Auditor do Centro de Dados Regional LRIT-Brasil conduziu a apresentação sobre o LRIT aos militares uruguaios

Militares do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) estiveram no Uruguai para realizar, de 6 a 8 de outubro, auditoria anual programada no Sistema Long Range Identification and Tracking of Ships (LRIT), em apoio aos usuários do Centro de Dados LRIT daquele país.

O Sistema LRIT, estabelecido pela Convenção SOLAS, promove o acompanhamento e a identificação em todo o globo de navios de passageiros e de cargas, visando incrementar a proteção marítima, a salvaguarda da vida humana no mar, e a proteção do ambiente marinho.

Segundo os critérios estabelecidos internacionalmente, o CISMAR atua como Centro de Dados Regional LRIT, representando o Brasil como gerente regional de processamentos de dados, não apenas internamente, como também para Uruguai e Namíbia, realizando assim auditorias junto aos afiliados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além de auditar e prestar assessoria técnica quanto aos padrões de segurança do sistema, a presença de militares do CISMAR contribuiu para o aprestamento das organizações militares da Marinha do Uruguai empregadas na segurança marítima, segundo os padrões estabelecidos pela Organização Marítima Internacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).