Militares que atuam como elementos de ligação e encarregados de pelotão assistem palestra

Os Núcleos de Assistência Social do Comando (NAS) do 3º Distrito Naval e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará promoveram, no período de 25 a 31 de maio, capacitação em Primeiros Socorros Psicológicos para militares que atuam como elementos de ligação e encarregados de pelotão.

A atividade foi realizada por videoconferência e teve como objetivo qualificar os participantes para atuarem na prevenção ao suicídio, e a identificarem sinais de incidentes críticos capazes de impactar a saúde mental da tripulação.

Durante a capacitação, as psicólogas Adna Fontenele e Sabrina Colares destacaram que situações de sofrimento inesperadas, como desastres naturais, sinistros e violência, necessitam de atendimento imediato para que haja o reconhecimento dos sinais de estresse traumático e ocorra uma intervenção precoce.

A prevenção ao suicídio está entre os temas preconizados no Plano de Assistência Social da Marinha 2021-2024. Com o treinamento, os elementos de ligação poderão atuar no âmbito da Assistência Social como facilitadores no acesso aos militares e servidores civis da sua organização militar.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui