Superintendência de Gestão Portuária do Rio de Janeiro (SUPRIO) apresenta projetos e atividades em curso à militares da CPRJ

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), participou, no dia 12 de abril, de uma visita ao prédio da Superintendência de Gestão Portuária do Rio de Janeiro (SUPRIO), administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).

A visita teve como propósito a apresentação dos projetos e atividades em curso na SUPRIO, como: o desenvolvimento e implantação de Sistemas de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações, o Local Port Service (LPS), Vessel Traffic Service (VTS) e o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS). Cabe destacar que tais iniciativas significam um grande avanço tecnológico para monitoramento do tráfego portuário, auxiliando a segurança da navegação.

m9zs90m
Militares da CPRJ conhecem os Centros de Controle Operacional na
Superintendência de Gestão Portuária do Rio de Janeiro

Além disso, foram apresentados os Centros de Controle Operacional (CCO), que contam com um sistema de câmeras e captura de imagens, e demais instalações do prédio da Superintendência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O encontro permitiu consolidar o relacionamento entre a CPRJ e a CDRJ, fomentando a segurança do tráfego aquaviário e a eficiência nas operações portuárias.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).