blank

Google News

No dia 5 de maio de 2022, foi realizado o Simpósio sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R). O evento reuniu alunos do centro e palestrantes convidados, como o veterano da Força Aérea Brasileira, Coronel Fernando da Cunha Machado Costa, o professor do Colégio Militar do Recife, o Primeiro-Tenente Eduardo Seixas Migowski, o Primeiro-Tenente da reserva Dennis Mocock, pesquisador da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e o especialista em história da Alemanha Pacelli Luckwü.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

O simpósio teve a finalidade de celebrar as vitórias da FEB na Campanha da Itália, estimular no corpo de alunos do CPOR/R o conhecimento e o culto aos heróis da FEB e promover o estudo e a divulgação da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. As atividades contaram com a presença dos ex-combatentes Severino Gomes de Souza Alberides de Lima Passos, além de outros convidados.

Durante o evento, o presidente da Associação Nacional dos Veteranos do Força Expedicionária Brasileira,  Rigoberto de Souza Junior, realizou a doação ao CPOR/R de um Diploma e de uma Medalha de Campanha pertencentes ao ex-combatente da FEB, Primeiro-Tenente Djalma Correia de Paula Machado, aluno da turma de 1940 CPOR/R. A medalha de campanha foi criada pelo decreto lei 6.795, de 17 de agosto de 1944, e conferida a todos os militares que participaram de operações de guerra durante a 2ª Guerra Mundial. O diploma ficará exposto em local de destaque no espaço cultural do centro.

Encerrando as atividades do simpósio, o Comandante do CPOR/R realizou a entrega de lembranças e certificados de agradecimento aos palestrantes.

Fonte: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife