
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Bogotá (Colômbia) – Nos dias 25 e 26 de agosto, os oficiais brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, conduziram a realização de visitas de instrução com os alunos do Curso de Monitor de Desminagem Humanitária na Colômbia.
Os instrutores e alunos, inicialmente, visitaram o Museu Militar da Colômbia que fica localizado no Centro Histórico de Bogotá. Na oportunidade, foram apresentados a evolução histórica e os espaços temáticos em homenagem às três Forças Militares colombianas, e armamentos, equipamentos e documentários sobre o “Batalhão Colômbia” que atuou na Guerra da Coréia.
O destaque da visita ao museu foi a exposição do material histórico coletado em pesquisas e entrevistas às vítimas civis e militares sequestradas, mantidas em cativeiros e até desaparecidas por grupos da narcoguerrilha que marcaram o país. Além disso, os alunos visitaram salas destinadas a homenagear os militares mortos ou feridos por minas explosivas e artefatos explosivos improvisados em operações militares.
Os oficiais brasileiros também proporcionaram uma visita ao Centro de Reabilitação Inclusiva destinado aos militares não mais considerados aptos às operações de desminagem, devido a acidentes causados por ação direta de uma mina ou artefato explosivo. Os alunos conheceram os espaços adaptados para os diversos tipos de tratamentos, as áreas de treinamento físico usadas, inclusive, pela equipe de desportos paralímpica colombiana, alguns simuladores de veículos e transportes públicos e uma residência modificada, a fim de adaptar as pessoas com restrições de movimentos às novas atividades cotidianas.
As atividades inovadoras promovidas pelos Assessores Interamericanos do Brasil aos alunos colombianos, contribuíram para ampliar o conhecimento histórico-militar e o senso crítico da origem e das consequências de toda mazela causadas pelas minas antipessoais e artefatos explosivos, que ainda hoje tanto impactam a Colômbia.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395