Militares brasileiros capacitam tropa colombiana em Técnica de Desminado Canino

blank

Militares brasileiros capacitaram tropas colombianas em Técnica de Desminagem Canina (TDC) entre 4 e 8 de março. O Capitão-Tenente, Gustavo Lopes da Silva Freitas, da Marinha, e o Major Cláudio Santos Bispo, do Exército, integrantes do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), conduziram simulações no Centro de Treinamento Canino do Exército Nacional da Colômbia.

O GATI-CO é responsável pelos Cursos de Monitores Nacionais em Desminagem Humanitária na região colombiana. O processo é usado para remoção de explosivos em determinadas áreas, a fim de prover segurança para que as terras voltem a ser ocupadas pela população. No caso da Técnica de Desminagem Canina, cachorros são utilizados como apoio.
Os instrutores apresentaram normas nacionais e internacionais sobre a técnica e os procedimentos para a seleção e treinamento dos animais que fazem a detecção de artefatos. O Capitão Gustavo explicou que “a utilização do cachorro em operações de desminagem na Colômbia é bastante eficaz devido a agilidade, inteligência, facilidade de aprendizado dos animais, durante os adestramentos e boa disposição quando empregados nas operações”, afirmou.
20210310-DesminadoCaninao2.jpeg
O GATI
O Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia foi formado em acordo bilateral com o Brasil para ampliar a capacidade de remoção de minas e explosivos. O GATI-CO atua de forma permanente na capacitação de instrutores de Desminagem Humanitária para a formação de militares empregados nas operações.
Com informações e fotos GATI-CO

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui