Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Nos dias 27 e 28 de janeiro, os militares brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, realizaram a capacitação dos militares colombianos em Técnica de Detecção Canina (TDC).
A missão dos assessores interamericanos brasileiros é conduzir instruções e avaliações em algumas técnicas de detecção aos alunos do Curso de Monitor Nacional em Desminagem Humanitária (CMNDH). Dentre elas, destaca-se a canina, que vem sendo empregada largamente nas operações de desminagem na Colômbia pelas Organizações de Desminagem Humanitária (ODH).
Os instrutores do GATI-CO têm observado que o emprego do canino vem sendo bastante eficaz devido à excelência na preparação tanto dos guias quanto dos cães que, devido à sua inteligência aguçada, resistência física e precisão na detecção dos artefatos explosivos, conferem rapidez e confiabilidade aos trabalhos de desminagem.
Os oficiais brasileiros conduziram instruções para transmitir as exigências estabelecidas nas normas nacionais e internacionais que são utilizadas para garantir a gestão de qualidade na desminagem quando se utiliza essa técnica. Além disso, eles coordenaram com o Centro de Treinamento Canino o apoio nas instruções práticas e simulações, que permitiram aos alunos conhecer todos os procedimentos para a seleção, preparo e emprego dos cães em operações dessa natureza.
A participação da Engenharia do Brasil tem sido fundamental na guerra contra as minas antipessoal ainda existentes na Colômbia. A atuação dos oficiais brasileiros tem contribuído para o aperfeiçoamento dos militares colombianos que serão empregados na remoção dessas minas, o que promoverá uma maior segurança em algumas áreas do país, as quais ainda sofrem com esse perigo.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395