Fort Benning, Geórgia (EUA) – O Exército Brasileiro foi motivo de destaque no Curso de Manobra para Capitães de Carreira (Maneuver Captain’s Career Course – MCCC), no Centro de Excelência em Manobra (Maneuver Center of Excellence) do Exército dos Estados Unidos. Na turma que concluiu o curso no dia 8 de dezembro, estava o Capitão Da Costa, do Exército Brasileiro, que obteve o 2º lugar entre os 27 alunos estrangeiros. O militar passou a compor a Lista do Comandante (Commandant’s List), mérito conferido aos 20% mais bem classificados de toda a turma (27 estrangeiros e 115 estadunidense).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Curso de Manobra prepara o capitão para o comando de subunidade da função de combate manobra e para o exercício das responsabilidades de estado-maior nos níveis unidade e grande-unidade, com foco no ensino dos fundamentos de guerra das forças-tarefas no nível tático. Para isso, divide-se em três fases: subunidade (company phase), com duração de 18 semanas; unidade (battalion phase), com duração de oito semanas; e de comando (command phase), com duração de duas semanas. Ao longo do curso, o aluno é submetido a oito provas teóricas, cinco avaliações de planejamento e emissão de ordem de operações ofensivas e defensivas, teste físico (army combat fitness test) e avaliação conceitual lateral e vertical.

Fonte: Aditância do Brasil nos Estados Unidos da América

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).