No dia 25 de maio de 2021, o 1° Tenente Lucas Pituco Soares, Instrutor do Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro (CI Bld), concluiu com aproveitamento o Curso de Operação e Emprego Tático do Sistema de Armas Anticarro “Spike”, de fabricação Israelense, ministrado pela Escola de Cavalaria do Exército Nacional da Colômbia, sendo capacitado para empregar e ministrar instruções sobre este sistema de armas.

O curso sediado no Batalhão de Armas Combinadas n° 01, no departamento de La Guajira e teve a duração de onze semanas de instrução. Durante esse período foram realizadas diversas instruções técnicas, táticas e de manutenção empregando meios de simulação virtual e simulação viva disponíveis para o aprendizado deste sistema de armas pela empresa fabricante. Os integrantes do curso seguiram todos os protocolos de prevenção a covid-19 exigidos pelas autoridades nacionais e pelo Comando Geral das Forças Militares.

O curso contou com nove alunos que realizaram instruções e avaliações teóricas e práticas, execução de exercícios simulados, participação em demonstração ao Ministro da Defesa da Colômbia e visitas de instrução. Ao final do curso todos foram considerados capacitados a operarem o Sistema de Arma Anticarro Spike e a cumprirem missões integrados às unidades antitanques de suas unidades sede.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).