Em um evento marcado pelo reconhecimento da bravura e do comprometimento de seus integrantes, o Exército Brasileiro celebrou a atuação destacada da Tenente-Coronel Renata de Castro Monteiro Netto, observadora militar em missão da Organização das Nações Unidas no Sudão do Sul. Na quarta-feira, 27 de março de 2024, em cerimônia realizada em Brasília (DF), a Tenente-Coronel foi agraciada com a Medalha Exército Brasileiro pelo Comandante do Exército, General Tomás. Esta condecoração, destinada a cidadãos que realizaram ações notáveis ou serviços relevantes em prol do Exército, foi entregue pela primeira vez a uma militar atuante em Missão de Paz.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

UMA TRAJETÓRIA DE DEDICAÇÃO E SERVIÇO

A carreira da Tenente-Coronel Renata é um testemunho de dedicação ao serviço e ao compromisso com valores humanitários e de igualdade. Ingressando no Exército em 1996 como dentista do Serviço de Saúde, sua jornada a levou da participação na Missão de Ajuda Humanitária Internacional USNS Comfort até sua significativa atuação no Sudão do Sul. Sua responsabilidade incluía observar, monitorar e reportar violações dos direitos humanos, uma função crucial em áreas de conflito.

RECONHECIMENTO E HONRARIAS

2024 03 27 SIO 271 Aprimorado NR scaled

Além da medalha recebida, a Tenente-Coronel Renata de Castro Monteiro Netto tem sua competência e dedicação reconhecidas internacionalmente, sendo a primeira militar do Exército Brasileiro indicada ao prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero das Nações Unidas 2023. Este é um reconhecimento de sua influência positiva e do impacto de suas ações na promoção da igualdade de gênero dentro de um contexto militar, especialmente considerando seu papel fundamental na evacuação e resgate de civis vulneráveis durante um período de violência e instabilidade.

UMA PONTE ENTRE NAÇÕES

Atualmente, a Tenente-Coronel desempenha suas funções no Centro de Operações do Quartel-General da UNMISS, em Juba, capital do Sudão do Sul. Atuando como oficial de ligação, ela coordena todos os movimentos de tropas, patrulhas e operações de evacuação aeromédica, desempenhando um papel crucial na gestão de crises e na proteção de civis em áreas afetadas por conflitos.

PALAVRAS DE INSPIRAÇÃO E COMPROMISSO

Ao receber a condecoração, a Tenente-Coronel Renata expressou seu orgulho e surpresa, reiterando seu compromisso com o trabalho realizado com o coração e dedicado a representar não apenas os militares em Missões de Paz, mas também todas as mulheres do Brasil. Suas palavras ressoam como um chamado à ação para futuras gerações de militares e cidadãos comprometidos com a paz, a segurança e a igualdade.