Militar brasileira no Sudão enfrenta situação de violência e espera evacuação

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A única militar brasileira no Sudão, Major Gabriela Rocha Bernardes, atua desde junho de 2022 como oficial de relatórios do Comitê Permanente de Cessar-fogo da Missão Integrada das Nações Unidas de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS). Ela monitora e registra acordos e negociações de cessar-fogo na região de Darfur, no oeste sudanês.

Conflitos e violência no Sudão

Desde o último dia 15, o Sudão enfrenta confrontos entre as forças armadas e grupos paramilitares, em uma disputa de poder. A situação causou uma reviravolta na missão de paz da ONU, e a Major Gabriela relata que milhares de refugiados buscam as fronteiras para fugir da violência.

Orientação da ONU e evacuação aérea

A orientação da ONU é que seus integrantes se mantenham em suas casas e aguardem instruções. A Major Gabriela e cerca de 100 integrantes da ONU e de agências humanitárias esperam uma evacuação aérea. Ela acredita que isso está prestes a acontecer.

Valor do Soldado de Caxias

Apesar da reviravolta na missão, a Major Gabriela demonstra o valor do Soldado de Caxias e compreende que situações como a que enfrenta atualmente podem ocorrer em missões desse tipo. Ela ressalta a importância da presença do Brasil junto à ONU e à comunidade internacional, especialmente neste momento de conflitos.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas