Metade dos brasileiros evitaria contratar serviço que sofreu violação de dados

Estudo mostra que consumidores estão mais atentos às responsabilidades das empresas com seus dados pessoais

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Imagem: Kaspersky

Por Renato Rodrigues

Metade dos consumidores (50%) brasileiros abandonaria um provedor de serviços online se ele sofresse qualquer forma de violação de dados, de acordo com um estudo que fizemos com 15 mil consumidores em todo o mundo. Para os brasileiros, o uso indevido de dados pessoais dos clientes é o que mais irrita – 68% afirmam que não usariam mais o provedor por medo de que suas informações fossem vendidas a terceiros. As conclusões do estudo mostram que à medida que os consumidores entendem mais sobre as responsabilidades de privacidade de dados das empresas, aumenta a demanda por transparência no modo que as empresas lidam com essas informações.

O recente contexto da pandemia que forçou os brasileiros a comprar, se entreter, interagir com outras pessoas e fazer negócios apenas pela internet parece ter despertado também maior consciência sobre a quantidade de dados que está sendo compartilhada e quais as consequências. Tanto que a tendência de maior transparência, responsabilidade e maior proteção dos dados pessoais não se reflete apenas nos 50% dos consumidores que parariam de usar um provedor caso este sofresse uma violação: 76% dos brasileiros preocupam-se com o monitoramento constante de suas atividades online em sites e serviços online.

Além disso, no Brasil, 60% dos consumidores querem que as empresas sejam transparentes no processamento de dados, 58% acreditam que elas deveriam ser mais claras sobre como sua tecnologia funciona e 53% apelam aos governos para que sejam transparentes sobre seus respectivos processos de coleta e gestão de dados.

A boa notícia é que a maior preocupação com os dados não impede os consumidores de adotarem novos serviços: 75% dos brasileiros afirmam que os aplicativos e serviços digitais que usam tornam suas vidas mais fáceis. As diretrizes mostradas pelo estudo deixam claro que o consumidor quer ter mais consciência de como seus dados são usados, e que conquistar sua confiança só depende da empresa e de como ela comunica isso para seu cliente.

Claudio Martinelli, diretor-geral da Kaspersky na América Latina, se espanta que os outros 50% dos brasileiros não se importam caso seus dados sejam expostos online. Mesmo assim, celebra a mudança de comportamento dos consumidores e espera que esta tendência force cada vez mais empresas a adotarem boas práticas de processamento de dados. “Não apenas apoiamos, mas também defendemos e promovemos este debate na Kaspersky desde 2017. Neste período, redesenhamos nosso processo de coleta, processo e armazenamento de dados e transferimos nosso centro para a Suíça. Abrimos ainda cinco Centros de Transparências onde clientes, empresas e órgãos governamentais podem acessar detalhes de nossas tecnologias e procedimentos, além de revisar nosso código-fonte se assim o desejar – inclusive, um deles está em São Paulo”, afirma.

Como proteger seus dados

  • Manter os programas e sistemas operacionais sempre atualizados, pois isso corrige vulnerabilidades que possam existir.
  • Quando precisar conectar em uma Wi-Fi pública, use uma VPN para proteger os dados de olhos indiscretos.
  • Vale também ter uma solução de segurança no dispositivo, como o Kaspersky Security Cloud, que oferece ainda uma ampla gama de ferramentas de proteção, como verificador de conta, modos de bloqueio, anti-ransomware, segurança para dispositivos móveis e gerenciamento de senha.
  • Sempre que ficar sabendo sobre um vazamento de dados, mude as senhas de suas contas. Mantenha o hábito de trocá-las a cada três ou seis meses. Desta forma, caso haja uma exposição indesejada, a senha pode ser uma antiga. Também tenha uma para cada serviço.
  • Por fim, fique atento a e-mails suspeitos e tenha atenção quanto às políticas de privacidade dos apps e serviços instalados no dispositivo.

Fonte: Kaspersky

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