Meios da Esquadra participantes da “Aspirantex/2021” atracam nos Portos de Itajaí e São Francisco do Sul (SC)

blank
Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”: o Capitânia da “Aspirantex/2021”

Após navegar por sete dias, parte do Grupo-Tarefa (GT) responsável por executar as atividades relacionadas à “Aspirantex/2021” atracou no Porto de Itajaí e no Porto de São Francisco do Sul (SC), hoje (21). Outra parte do GT já se encontra no Porto de Santos (SP). Os meios participantes da Comissão suspenderam da Base Naval e do Arsenal de Marinha, ambos no Rio de Janeiro, dia 14 de janeiro e levam a bordo 258 Aspirantes da Escola Naval, que desfrutam da oportunidade de conhecer as diversas seções e atividades desenvolvidas nos navios a fim de ampliar o conhecimento que obtiveram nos bancos escolares.

Durante a derrota de mais de 930 milhas percorridas, na área marítima compreendida entre as regiões Sudeste e Sul do País, os Aspirantes cumpriram um cronograma de atividades e exercícios de caráter estritamente militar, como manobras táticas simuladas, exercícios de tiro de superfície e antiaéreo, trânsitos sob ameaças aérea, de superfície e submarino, e tarefas relacionadas à manutenção e aprestamento dos meios. A experiência é fundamental para familiarizar os futuros Oficiais com a rotina e as tarefas características da vida no mar, bem como ajudá-los na escolha do Corpo e da Habilitação que definirá suas carreiras.

Esta será a primeira vez que o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e a Fragata “União” visitam, ao mesmo tempo, o Porto de Itajaí. A Corveta “Barroso” ficará em São Francisco do Sul. A previsão é que permaneçam atracados por dois dias. Visando cumprir os protocolos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, os meios não estarão disponíveis para visitação pública.

blank
Fragata “União”
blank
Corveta “Barroso”

Fonte: Marinha do Brasil

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui