Militares do ComGptPatNavSSE retiram a primeira sacola contendo cocaína, durante inspeção do casco do Navio Mercante “Eleoussa”

O Comando do 8º Distrito Naval, por meio do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (ComGptPatNavSSE), realizou ação em apoio à Polícia Federal (PF), à Receita Federal e à Guarda Portuária, culminando com apreensão de 11 bolsas contendo drogas que estavam escondidas em um navio mercante atracado no Porto de Santos (SP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade foi deflagrada na tarde de 20 de agosto, após agentes da Guarda Portuária perceberem estranha movimentação, durante o período noturno, de embarcações miúdas em torno do Navio Mercante “Eleoussa”, que tinha como destino a cidade de Lagos, na Nigéria.

A busca por drogas começou ainda no início da tarde, sendo encontrados inicialmente 174,47 kg de cocaína em seis sacolas distribuídas no interior do navio. Entretanto, os agentes da PF desconfiaram que ainda poderia haver material escondido sob o casco, acionando a Marinha, que empregou o Grupo de Mergulho do ComGptPatNavSSE para concluir a ação, sendo encontradas mais cinco bolsas, fixadas externamente ao casco, abaixo da linha d’água, contendo 154,48 kg da droga.

blank
Embarcações empregadas na atuação interagências
que apreendeu 328 kg de cocaína

Desde janeiro de 2020 até essa ação, o emprego conjunto dos mergulhadores da Marinha com os órgãos de segurança pública resultou na localização de mais de 1,6 tonelada de drogas nessa modalidade de fixação sob o casco de navios mercantes que têm como destino a Europa e a África, a partir do Porto de Santos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).