Cerimônia na Capitania dos Portos de Santa Catarina selou a formação de 35 novos aquaviários

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), realizou, no dia 27 de outubro, a formatura da turma que concluiu o Curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários – Contramestre (APAQ-CTR), promovido entre os meses de abril e outubro deste ano. O curso habilitou 35 novos aquaviários para atuarem na Marinha Mercante.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O APAQ-CTR, que foi dividido em três módulos, ocorreu de forma semipresencial com alunos oriundos de diferentes estados, como Bahia, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O curso destina-se a aperfeiçoar o aquaviário da categoria de Marinheiro de Convés, nível de habilitação 4, para exercer as funções inerentes à categoria de Contramestre (CTR), do 1º Grupo – Marítimos, Seção de Convés, nível de habilitação 5.

blank
Alunos e instrutores após a entrega dos certificados na CPSC

Durante as aulas, os alunos receberam instruções de manobras de embarcação, rádio operador, manuseio e estivagem de cargas, meteorologia, oceanografia, inglês técnico marítimo, sobrevivência e salvamento, dentre outras.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).