Bicentenário foi comemorado na Base Naval Clavero, com Parada Naval envolvendo meios operativos dos três países

Os navios da Marinha do Brasil, da Marinha de Guerra do Peru e da Armada da República da Colômbia atracaram, no dia 26 de julho, na Base Naval de Iquitos (PER), para a realização da 2ª Fase da Operação “Bracolper Naval 2021”. A operação teve início no dia 9 de julho e, desde 1974, ocorre durante as festas pátrias dos países envolvidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A programação da 2ª fase incluiu a cerimônia de aniversário do Gran Almirante Don Miguel Grau Seminario, herói naval peruano, aposição floral e a cerimônia de imposição da “Medalha Naval de Honra ao Mérito” ao Comandante do 9° Distrito Naval, Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, e ao Comandante da Força Naval do Sul da Armada da Colômbia, Contra-Almirante Harry Ernesto Reyna Niño.

Em razão das restrições impostas pela pandemia, o Bicentenário foi celebrado na Base Naval Clavero, com uma homenagem aos peruanos que morreram por complicações da Covid-19. A programação encerrou com a Parada Naval Bracolper 2021, com a participação de navios dos países envolvidos. A 3ª fase ocorrerá nos rios Negro e Solimões, em setembro, por ocasião do aniversário da Independência do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).