Comitiva é recebida pelo gerente do VTMIS no Centro de Controle de Operações

No dia 12 de agosto, uma comitiva formada por militares do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, do Centro de Análises de Sistemas Navais, do Instituto de Pesquisas da Marinha e da Capitania dos Portos do Espírito Santo, chefiada pelo Comandante do Centro de Operações Marítimas Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, realizou uma visita técnica ao Centro de Controle de Operações (CCO) da Companhia Docas do Espírito Santo, que abriga o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) do Porto de Vitória.

Um VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System) compõe um Sistema Integrado de Vigilância Marítima, que incorpora diversos recursos de telemática, com capacidade de prover monitoramento ativo, aumentando a efetividade das operações portuárias ou da atividade marítima, contribuindo com a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação, a prevenção da poluição hídrica, bem como com a proteção marítima.

A comitiva foi recebida pelo Gerente do VTMIS, Capitão de Mar e Guerra Agostinho Sobral Sampaio, que apresentou o CCO onde se localiza o sistema. A visita técnica objetivou conhecer de perto o VTMIS, suas funcionalidades e capacidades, bem como buscar soluções para otimizar a integração dos dados coletados ao Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM).

blank
Operador do VTMIS apresenta o sistema para a comitiva

Na oportunidade foram realizadas trocas de experiências sobre a condução das operações, dificuldades enfrentadas no monitoramento e também discutidas possibilidades de novas integrações de dados do VTMIS com o Sistema de Comando e Controle da Marinha do Brasil.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui