Capitão dos Portos do Rio de Janeiro durante visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias

No dia 24 de fevereiro, o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, acompanhado de militares da CPRJ, realizou uma visita funcional ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), órgão de assessoria técnica do Governo Federal. O INPH é responsável por atuar como centro de apoio nas obras e projetos de implantação e modernização da infraestrutura aquaviária, bem como nos projetos voltados à proteção de áreas costeiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita teve como propósito a apresentação dos projetos e atividades desenvolvidas pelo Instituto, de modo a estreitar os laços entre a Marinha do Brasil (MB), representada pelo Agente da Autoridade Marítima, pesquisadores e empresas que atuam na área.

Durante a visita, o presidente do INPH, o Sr. Domênico Accetta, apresentou uma breve palestra sobre as atividades e projetos em desenvolvimento no órgão. Após a palestra, foi realizada uma visita às instalações do Instituto, com ênfase na observação dos tanques que realizam os testes que servem de embasamento para os mais diversos projetos, além da biblioteca, que conta com rico acervo histórico e informações importantes sobre a cartografia náutica nacional.

O INPH está subordinado à Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP), uma das sete diretorias que formam o núcleo de decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A visita permitiu consolidar o relacionamento entre a MB e este importante Instituto, de modo a evidenciar o grande potencial brasileiro na área de engenharia hidráulica aplicada a obras e projetos de infraestrutura aquaviária e ambiental, pilares essenciais para o desenvolvimento dos portos e hidrovias nacionais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).