Diversas instituições presentes na 75a reunião do Comitê Técnico da Hidrovia Tietê-Paraná

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) recebeu em suas instalações, no dia 28 de setembro, o Comitê-Técnico da Hidrovia do Tietê-Paraná (CTHTP), uma importante via de navegação para o País.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Composto por profissionais na área de navegação de diversas organizações civis e militares, o comitê reúne-se semestralmente com o objetivo de analisar e trocar experiências e conhecimento sobre diversos temas referentes à navegação e seus benefícios na Hidrovia Tietê-Paraná e em seus afluentes navegáveis. A reunião contou com a presença de representantes das seguintes entidades: Itaipu Binacional, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Departamento Hidroviário, Sociedade Amigos da Marinha de Cataratas, Mineração Mercantil Maracaju, Louis Dreyfus Group e TÜV Rheinland-Internave – Rio Paraná.

A Hidrovia Tietê-Paraná é uma importante via de acesso e escoamento de mercadorias, produtos agrícolas e circulação de pessoas até os países vizinhos. A Hidrovia integra, portanto, um extenso sistema de transporte multimodal, caracterizando-se como alternativa de corredor de exportação, que abrange os Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, e, uma região de 76 milhões de hectares, onde é gerada quase a metade do produto interno brasileiro. Por fim, conecta áreas de produção aos portos marítimos, e no sentido do interior, abastece os principais centros do Mercosul.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).