Navio-Patrulha “Guajará” se aproxima do veleiro avariado

A Marinha do Brasil, por intermédio do Serviço de Socorro e Salvamento Marítimo do Sul-Sueste (SALVAMAR Sul-Sueste), operado pelo Comando do 8º Distrito Naval, coordenou o resgate de quatro pessoas que ficaram à deriva a bordo do veleiro “Velejar é Vida”, a 54 quilômetros a sudeste de Guarujá (SP), entre os dias 18 e 19 de março.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A embarcação havia partido de São Sebastião (SP) com destino Itajaí (SC) e, após sofrer avarias no motor e no leme, enviou um pedido de socorro, prontamente atendido pelo Navio-Patrulha “Guajará”, sediado em Santos (SP), que suspendeu demandando a última posição conhecida da embarcação a fim de socorrer os tripulantes.

O veleiro foi localizado na noite do mesmo dia e após ser verificado que todos os tripulantes estavam em bom estado de saúde, foi dado início ao reboque da embarcação em direção ao Porto de Santos (SP), fundeando em segurança nas Proximidades da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande no Guarujá.

navio patrulha guajara com veleiro em seguranca nas proximidades de santos
Navio-Patrulha “Guajará” despede-se de veleiro deixado em
segurança nas proximidades de Guarujá

A ação destaca a importância do SALVAMAR Sul-Sueste, da prontidão dos meios da Marinha e do profissionalismo dos homens e mulheres do mar na tarefa internacional assumida pelo Estado Brasileiro de salvaguardar a vida humana no mar, nos portos e nas vias navegáveis.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).