Navio-Patrulha “Guajará” em preparativos para rebocar a embarcação avariada

A Marinha, por meio do Serviço de Socorro e Salvamento Marítimo do Sul-Sueste (Salvamar Sul-Sueste), operado pelo Comando do 8º Distrito Naval, realizou o resgate de uma embarcação com problema de máquinas no litoral do Paraná, no dia 25 de maio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O barco de pesca “Gustavo I” partiu de Florianópolis (SC) no dia 19 de maio com destino a Angra dos Reis (RJ). Entretanto, quando passava a cerca de 50 quilômetros da entrada de Paranaguá (PR), ocorreu uma avaria em seu motor de propulsão, levando a embarcação a permanecer à deriva por cinco dias, quando, em 24 de maio, os familiares dos tripulantes enviaram um pedido de socorro à Marinha.

O Navio-Patrulha (NPa) “Guajará”, sediado na cidade de Santos (SP), foi prontamente deslocado da atividade de Patrulha Naval que ora realizava na costa dos Estados de São Paulo e do Paraná, demandando a última posição conhecida do pesqueiro, encontrando-o na altura da Ilha da Figueira (PR) na tarde do dia 25.

NPa “Guajará” transfere dispositivo de reboque ao AviPa “Espadarte”

Após a verificação do bom estado de saúde da tripulação, o barco de pesca “Gustavo I” foi rebocado para o canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR), onde o Aviso de Patrulha (AviPa) “Espadarte” recebeu o dispositivo de reboque, conduzindo a embarcação em segurança até a atracação no cais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).