Aviso de Apoio Costeiro “Almirante Hess”

Em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, o Aviso de Apoio Costeiro (AvApCo) “Almirante Hess” foi reincorporado à Armada, no dia 4 de maio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Construído na Indústria Naval do Ceará, incorporado pela primeira vez em 1983 e, logo depois, subordinado ao Comando da Força de Submarinos (ComForS), a embarcação é a única da Marinha projetada para a tarefa de recolher armas submarinas. Em 1991, após quase uma década de operação, foi submetido à Mostra de Desarmamento e passou a atuar como embarcação do ComForS desempenhando papel relevante no contexto das operações da Esquadra.

Hoje, reincorporado à Armada, após revitalização ao longo do ano de 2021, até as vésperas de sua Mostra de Armamento este ano, o AvApCo “Almirante Hess” confere robustez ao Poder Naval brasileiro, com a modernização na capacidade de buscar e recolher armas submarinas nos adestramentos de lançamento de torpedos e na execução de tarefas de apoio em que será empregado.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).