Marinha reforça segurança da navegação na Baía de Todos-os-Santos

Farol e igreja em frente ao mar.
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Localizado na histórica Ponta do Humaitá, o Farol Monte Serrat recebeu recentemente cuidados importantes para garantir sua operação plena. A bordo do Aviso Balizador Aldebaran, militares da Marinha pintaram e inspecionaram o equipamento, além de verificar outros sinais náuticos na Baía de Todos-os-Santos — região de intensa atividade marítima e turística.

Importância técnica dos auxílios à navegação na BTS

A Baía de Todos-os-Santos (BTS) é uma das áreas mais movimentadas da costa brasileira, abrigando rotas comerciais, embarcações de turismo, pesca e operações militares. Nesse contexto, os auxílios à navegação — como faróis, bóias e balizas — têm papel vital na orientação segura das embarcações e na prevenção de acidentes marítimos.

A comissão “BTS III”, realizada nos dias 19, 20 e 26 de março, teve como objetivo a verificação e manutenção desses dispositivos náuticos. A ação foi conduzida pelo Aviso Balizador “Aldebaran”, subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Leste (SSN-2), garantindo que os sistemas estejam operando com a precisão necessária à navegação segura em águas jurisdicionais do 2º Distrito Naval.

Patrimônio histórico e turístico aliado à segurança marítima

Além da função técnica, o Farol Monte Serrat se destaca como ícone cultural e turístico de Salvador. Situado na Ponta do Humaitá, é um dos pontos mais visitados da cidade e carrega consigo um valor simbólico que transcende sua utilidade náutica. Sua manutenção periódica preserva tanto sua funcionalidade quanto sua aparência histórica, integrando segurança e identidade cultural.

A pintura executada durante a comissão revitaliza a estrutura visivelmente e contribui para a preservação de um patrimônio histórico ligado à história naval e à paisagem da capital baiana. A Marinha, ao cuidar do farol, reforça seu papel como guardiã do patrimônio marítimo nacional.

Marinha e seu papel contínuo na segurança marítima regional

A operação do Aviso Balizador Aldebaran evidencia a presença ativa e preventiva da Marinha do Brasil nos espaços marítimos sob sua jurisdição. Comissões de manutenção como a “BTS III” são essenciais para monitorar, conservar e atualizar os auxílios visuais, promovendo segurança à navegação civil e militar na região.

Integrada ao escopo do 2º Distrito Naval, essa atuação fortalece a capacidade de resposta da Marinha em áreas costeiras estratégicas. A regularidade dessas inspeções assegura que navegantes de diferentes perfis, de pescadores a navios de grande porte, possam transitar com segurança e confiança pelas águas da BTS.

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Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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