Comitiva da Expedição Lusitânia é recepcionada pelo Capitão dos Portos do Espírito Santo

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) recepcionou, entre os dias 12 e 15 de junho, os seis veleiros da Expedição Lusitânia, como parte dos eventos comemorativos do Bicentenário da Independência do Brasil, que ficaram atracados no Iate Clube de Vitória, no Espírito Santo (ES).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

militares da cpes prestam apoio na atracacao dos veleiros
Militares da CPES prestam apoio na atracação dos veleiros

A equipe da expedição, composta por 12 tripulantes, apoiados por instituições civis e empresas portuguesas, conta também com o apoio logístico da Marinha do Brasil e da Embaixada de Portugal. Os veleiros partiram de Lisboa – Portugal, realizando paradas em Las Palmas, na Espanha, e Mindelo, em Cabo Verde. No Brasil, já passaram pelos Arquipélagos de São Pedro e São Paulo e Fernando de Noronha, e pelas cidades de Recife, Salvador e Vitória, tendo porto de destino o Rio de Janeiro (RJ).

O projeto marítimo tem o propósito de homenagear os aviadores portugueses Almirante Gago Coutinho e o Capitão de Mar e Guerra Sacadura Cabral, seguindo a mesma rota da primeira expedição e atracando nos mesmos locais, onde pousaram os hidroaviões da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, realizada em 1922, quando da celebração dos 100 anos da independência do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).