Pesquisadores da UFF, UFMG e UnB no laboratório seco do “Polvo Hidrográfico”

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” recebeu, no dia 3 de agosto, pesquisadores e suas equipes da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Brasília (UnB), para conhecerem as capacidades científicas dos laboratórios e os equipamentos de coleta de dados que auxiliarão no planejamento dos próximos levantamentos hidroceanográficos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Por meio desses recursos, o navio é capaz de realizar o monitoramento e a caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas, assim como de seus recursos naturais, minerais e de óleo e gás.

pesquisadores da uff ufmg e unb no laboratorio seco
NPqHo “Vital de Oliveira” opera na Amazônia Azul

Na ocasião, foi realizada uma palestra de apresentação do navio, seguida por uma visita às instalações. Diversas possibilidades de pesquisa foram vislumbradas durante as discussões, o que contribuirá para o fortalecimento da pesquisa no mar e o desenvolvimento do País.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).