
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No dia 29 de agosto, em São Paulo (SP), a Marinha recebeu a medalha do Projeto de “Oftalmologia Humanitária”. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas, pelo Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo e pela Fundação Piedade Cohen (Fudapi). Além da Marinha, as empresas Alcon e Lupas Leitor também foram agraciadas.
O Projeto “Oftalmologia Humanitária” completou 30 anos de atuação em 2022, contando com a parceria da Marinha desde 2016, por meio dos navios de Assistência Hospitalar. Foram realizados mais de 100 mil atendimentos de oftalmologia, entregues mais de 110 mil óculos e mais de 10 mil cirurgias de Catarata e Pterígio, feitas em 25 municípios do interior do Estado do Amazonas.

militar da Marinha realiza a entrega de óculos
Na solenidade de entrega, realizada no auditório do Instituto da Visão (IPEPO) em São Paulo, o Comandante do 9º Distrito Naval, representando o Comandante da Marinha, recebeu o prêmio das mãos do Professor Titular no Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo e Coordenador do Projeto, Doutor Rubens Belfort Junior. Na ocasião, o Comandante do 9º Distrito Naval destacou que “A Sociedade Amigos da Marinha de Manaus viabilizou mais uma dessas exitosas parcerias. A relevância do Projeto ‘Oftalmologia Humanitária’, concentrando gente competente e com desprendimento necessário à assistência social, teve nosso apoio. O resultado foi tremendo, na medida em que se combinou a vontade descompromissada, capacidade técnica e recursos com a força do Poder Naval.”
Em 2019, na cidade de Lisboa, o projeto foi agraciado com o prêmio mundial em Oftalmologia – Prêmio Champalimaud, em reconhecimento as ações desenvolvidas no combate à cegueira.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395