Marinha Realiza Treinamento Pioneiro para Manutenção de Cabos Submarinos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em um movimento estratégico para assegurar a integridade dos cabos submarinos, a Marinha do Brasil realizou, em maio, um exercício inédito voltado para a manutenção dessas estruturas cruciais para a comunicação global. Sob a coordenação do Comando Naval de Operações Especiais, a operação envolveu diversas instituições, evidenciando a importância da colaboração interagências na proteção das infraestruturas marítimas.

Detalhes do Exercício

Imagem: Telegeography

Em maio, a Marinha do Brasil realizou um exercício pioneiro para a manutenção e proteção dos cabos submarinos, vitais para a comunicação global. O treinamento foi coordenado pelo Comando Naval de Operações Especiais e contou com a participação de várias entidades, incluindo o Gabinete de Segurança Institucional, a Agência Reguladora de Telecomunicações, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a Agência Nacional de Telecomunicações de Portugal. Empresas de telecomunicações, como a Claro, também contribuíram para o sucesso do evento.

O exercício utilizou um modelo de treinamento inspirado na trindade europeia: conhecer, vigiar e agir. Durante o evento, foram simuladas situações reais ocorridas nos últimos quatro anos no Brasil e no mundo. Mergulhadores Escafandristas, tropas de Operações Especiais e embarcações do Comando em Chefe da Esquadra participaram de atividades focadas na defesa das infraestruturas críticas submarinas e nas estações terrestres de cabos submarinos no litoral do Rio de Janeiro.

Mergulhadores do Navio de Socorro Submarino “Guillobel”, da Marinha iniciam ação para conferência do sistema de cabos submarinos – Imagem: Marinha do Brasil

As operações incluíram o uso de drones de superfície e sistemas avançados de monitoramento para detectar e prevenir possíveis ameaças. Foram realizados cinco mergulhos que seguiram um passo a passo rigoroso, desde a compreensão da situação real até a aplicação de procedimentos de segurança e monitoramento contínuo.

O Capitão de Fragata Paulo Ricardo Rodrigues dos Santos, Chefe do Departamento de Operações Especiais do Comando Naval, destacou a eficiência do uso do leito do mar para a transferência de dados, que supera outros métodos em termos de economia, eficácia e segurança. Ele ressaltou que cerca de 15 trilhões de dólares em transações são transferidos diariamente por meio desses cabos, evidenciando a importância de sua proteção.

Durante o exercício, foram abordados vários cenários de ameaça, como causas naturais, atividades de pesca, âncoras e possíveis ações de sabotagem. A Marinha do Brasil, com esta iniciativa, demonstrou sua capacidade de reagir rapidamente a qualquer interrupção no sistema, garantindo a segurança e a prosperidade do país.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas