blank
Imagem: GBN News

A Marinha do Brasil (MB), em cooperação com a Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), realiza o Exercício de Assistência e Proteção Contra Armas Químicas para Países de Língua Portuguesa (EXBRALP), no período de 11 a 15 de julho de 2022, no Rio de Janeiro – RJ.

O treinamento, conduzido pelo Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (CDefNBQR), contará com a participação dos seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. As atividades são coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a participação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Defesa (MD).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Exercício é a fase final de um ciclo de treinamento composto por um curso básico, um curso avançado e um exercício prático. Com relevância internacional compõe a única iniciativa de capacitação em Assistência e Proteção para países de língua portuguesa no âmbito da OPAQ, e tem o objetivo de capacitar pessoal em atividades de assistência e proteção contra agentes químicos de guerra e substâncias tóxicas industriais, através de práticas sobre utilização de equipamentos de proteção individual, detecção e identificação química, coleta de amostras, descontaminação, transporte de vítimas, atendimento médico e gerenciamento de crise por meio de sistema de controle de incidentes, dentre outros temas que serão abordados. As atividades práticas ocorrerão no Complexo Naval da Ilha das Flores, em São Gonçalo– RJ.

No dia 12 de julho de 2022, ocorrerá uma Demonstração Operativa, aberta ao público. A demonstração contará com a emprego de Carros Lagarta Anfíbios, viaturas blindadas Piranha, com capacidade de operação em ambiente contaminado, sendo uma viatura ambulância, posto de descontaminação e mostruário com material NBQR do Batalhão de Defesa NBQR da Marinha, laboratório móvel de análises químicas do Centro de Defesa NBQR da Marinha, Unidade Avançada de Tratamento (UAT) com Telemedicina da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), e mostruário de roupas antibomba do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav).