Autoridades portuárias, autoridades marítimas e organizações militares participaram do evento

O Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN4) promoveu, no dia 16 de março, o “Seminário de Navegação na Barra Norte”, retratando as particularidades da região situada na foz do Rio Amazonas, no Comando do 4º Distrito Naval, em Belém (PA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento ocorreu no formato presencial e por videoconferência, com participação das autoridades portuárias, autoridades marítimas, organizações militares responsáveis pela atualização cartográfica e instituições de interesse da navegação na região.

Representantes do CHN4, da Diretoria de Portos e Costas, da Zona de Praticagem 01, palestraram sobre “Aspectos da Batimetria de Macapá à Foz do Rio Amazonas”, “Calado Dinâmico – Normam-33” e “Apresentação Geral do Projeto do Calado Dinâmico da Barra Norte”.

No encerramento do seminário, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, reforçou a importância de novos estudos que busquem dados e informações cada vez mais precisas da batimetria da região, da atualização cartográfica ser realizada de forma contínua e da busca permanente pela segurança da navegação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).