A Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruca) realizou, no final de agosto, o exame de seleção para o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés/Marinheiro Auxiliar de Máquinas (CFAQ-MAC/MAM), em Mangaratiba (RJ).

O processo seletivo, que teve mais de 750 inscritos, destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de 60 vagas, divididas em duas turmas (TI/22 e TII/22). Os candidatos enfrentam quatro etapas até serem aprovados: inscrição (1ª etapa), exame de conhecimentos (2ª etapa), teste de suficiência física (3ª etapa) e matrícula (4ª etapa).

As provas foram aplicadas em duas escolas municipais da região e o curso, que ocorrerá nas dependências da DelItacuruca, tem sua realização prevista para o período entre 17 e 28 de outubro (TI/22) e entre 21 de novembro e 2 de dezembro (TII/22). Serão 84 horas/aula por turma, entre aulas teóricas e práticas de Motores, Máquinas Auxiliares e Eletrotécnica; Navegação, Manobra da Embarcação e Comunicações; Construção Naval, Estabilidade e Manuseio de Cargas; Segurança e Responsabilidades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao concluir o curso, os participantes aprovados receberão Certificados de Proficiência (DPC-1034) e as Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) gratuitamente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).