Comandante do 4º Distrito Naval e Capitão dos Portos da Amazônia Oriental falam sobre a importância da segurança da navegação na Amazônia

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou, no dia 10 de março, a premiação do Programa de Segurança da Navegação na Amazônia (PSNA) 2021, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em Belém (PA). O evento agraciou personalidades civis, entidades, órgãos, agências e empresas públicas e privadas, ligadas ao setor de transporte de passageiros e cargas, que cooperaram para a disseminação da mentalidade de segurança da navegação na região Amazônica.

Criado em junho de 2001, o PSNA tem como objetivo estimular e edificar a mentalidade fluvial voltada para a segurança da navegação de modo a reduzir as ocorrências de acidentes na região. O programa é composto por seis projetos: Educando para Preservar os Rios, Educando o Pequeno Navegante, Educando o Pequeno Marinheiro, Segurança na Navegação Comercial, Educando para Evitar o Sofrimento (combate ao escalpelamento) e Educando para Evitar o Vandalismo.

A iniciativa visa aperfeiçoar o atendimento das tarefas básicas previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição do meio hídrico.

blank
Representantes de empresas agraciadas com as premiações

As empresas agraciadas com as premiações e Diplomas de Menção Honrosa do PSNA 2021 foram: Instituto Federal do Pará, Sociedade Amigo da Marinha, Transdourada, Navegação Salmista, Orla Pescados, Grupo de Nazaré Escoteiros do Mar, ONG Amigos Voluntários do Pará, OCRIM, Ministério Público do Trabalho, Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Carga da Bacia Amazônica, Wilson Sons Serviços Marítimos, Companhia Docas do Pará, o colunista Luiz Omar Cardoso Pinheiro, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Estado do Pará e Contramestre Fluvial Josimar Tavares Ferreira.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui