Militares da Marinha e servidores públicos estaduais envolvidos

A Marinha do Brasil participou, entre 7 e 20 de março, da Operação Ágata Norte, em conjunto com órgãos de segurança pública e fiscalização, nas cidades de Abaetetuba (PA), Igarapé-Miri (PA) e Breves (PA), onde foram realizadas ações repressivas e preventivas, durante as ações de patrulhamento, com o propósito de coibir delitos transfronteiriços e ambientais.

Foram inspecionadas 89 embarcações; sendo 36 notificadas; e 28 apreendidas por transporte de madeira ilegal e descumprimento ao Regulamento da Lei de Segurança do Trafego Aquaviário (RLESTA).

O Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte e o Aviso-Auxiliar “Soure”, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, atuaram em conjunto com Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil, Grupamento de Polícia Fluvial e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).