Militar da Marinha apoia na apreensão de vários tipos de produtos

O Comando do 5° Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no período de 14 a 18 de março, a Operação “Ágata” (1° Trimestre de 2022), na qual foram conduzidas atividades de inspeção naval, patrulhamento e patrulha naval, totalizando 305 abordagens e emissão de 39 notificações de infrações. As ações resultaram na apreensão de 19 embarcações, 100 metros de rede de pesca, mais de 1 tonelada de pescado ilegal e contrabando de vários tipos de produtos. Além disso, houve a prisão de 4 pessoas por prática de crime contra o meio ambiente, 2 flagradas realizando pesca ilegal, 1 por porte ilegal de munição e uma por desacato.

foto 2 apreensao de pescado ilegal durante operacao agata
Apreensão de pescado ilegal durante Operação “Ágata”

Ao longo dos cinco dias de operação, o Com5ºDN empregou 174 militares, o Rebocador de Alto-Mar “Tritão”, duas aeronaves do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul, embarcações e viaturas das organizações militares da sua área de jurisdição. Contou, ainda, com a participação de agentes de órgãos de segurança pública e de agências civis governamentais nos dois Estados, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal, Secretarias Municipais de Agricultura, Pesca, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Comando Ambiental da Brigada Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).