Com1ºDN e oficiais alunos assistem as palestras do VI EstInvestCrim–OF

O Serviço de Polícia Judiciária Militar do Comando do 1º Distrito Naval (S-PJM/Com1ºDN) realizou, entre os dias 16 e 18 de maio, o VI Estágio de Qualificação em Investigação Criminal para Oficiais (VI EstInvestCrim–OF). O evento ocorreu no auditório do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e marcou mais um passo importante na capacitação de profissionais em investigação criminal no âmbito do Direito Penal Militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diversidade de Participantes e Conhecimento Interdisciplinar

O VI EstInvestCrim-OF contou com a participação de 85 alunos, sendo 79 Oficiais da Marinha do Brasil (MB), quatro da Força Aérea Brasileira (FAB) e dois Agentes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio). Essa diversidade demonstra o esforço da Marinha em promover a integração entre diferentes instituições e setores, potencializando o intercâmbio de experiências e aprimoramento profissional.

Finalidade do Estágio e Ferramentas para a Elucidação de Crimes

O objetivo principal do estágio foi desenvolver nos participantes habilidades em investigação criminal no contexto do Direito Penal Militar e Processual Penal Militar. Os participantes também receberam ferramentas necessárias para atuar como “Encarregados de Procedimento” na elucidação de ocorrências criminais da Administração Naval. O foco no desenvolvimento dessas competências destaca a importância de profissionais bem preparados para enfrentar os desafios da segurança e justiça militares.

Corpo Docente de Alto Nível e Experiência

O corpo docente do evento foi composto por profissionais de alta qualificação, incluindo o Juiz Federal da Justiça Militar, Dr. Jocleber Rocha Vasconcelos; o Juiz Federal Substituto da Justiça Militar, Dr. Sidnei Carlos Moura; o Subprocurador-Geral da Justiça Militar, Dr. Luciano Moreira Gorrilhas; a Procuradora de Justiça Militar, Dra. Najla Nassif Palma; o Promotor de Justiça Militar, Dr. Fernando Hugo Miranda Teles; a servidora da Justiça Militar da União, Sra. Ana Paula de Albuquerque Ribeiro e os militares do S-PJM/Com1ºDN.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).