Prefeito da cidade do Rio Grande entrega premiação à primeira colocada do Projeto “Ametista”

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, no dia 27 de outubro, a formatura de 102 adolescentes dos Projetos “Ametista e Renascer”. Os projetos, cuja duração foi de 4 meses, constituíram-se de um Estágio de Integração Social para adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos, das cidades do Rio Grande e São José do Norte (RS), em situação de vulnerabilidade social.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre as autoridades presentes na cerimônia, estiveram o Prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, a Prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha Rio Grande, Marcelo da Silva Telles, e a Diretora da Esantar, Cleuza Dias, representando a Universidade Federal de Rio Grande. Durante a cerimônia, foram entregues os certificados para os monitores e para os cinco primeiros colocados dos Projetos “Ametista e do Renascer”.

Realizado anualmente pela Marinha, em parceria com as Prefeituras do Rio Grande e de São José do Norte, com a interveniência dos Conselhos Tutelares, o propósito do projeto é proporcionar aos jovens o crescimento e o amadurecimento sadio e benéficoà consolidação da própria identidade, além da oportunidade de conhecerem as atividades da MB.

Neste ano, fizeram parte do estágio 55 adolescentes do sexo feminino, integrantes do Projeto “Ametista”, e 47 adolescentes do sexo masculino, integrantes do Projeto “Renascer”. Os adolescentes participaram durante um período de 16 semanas de diversas atividades, recebendo orientação sobre convivência, primeiros socorros, higiene pessoal, cuidados com a saúde, prevenção às drogas, planejamento familiar, educação financeira, aulas de português, violência doméstica, bullying e orientação para o trabalho que contribuíram para o aperfeiçoamento profissional e enriquecimento pessoal desses jovens, visando torná-los bons cidadãos.

ao final da cerimonia os alunos executaram uma evolucao de ordem unida
Ao final da cerimônia, os alunos executaram uma evolução de ordem unida com a canção “Viva a Marinha”
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).