Navios e embarcações atuaram na área marítima, enquanto fuzileiros navais foram empregados em terra na proteção do Porto de Cabedelo

A Marinha realizou, no período de 31 de outubro a 5 de novembro, o Exercício de Defesa de Porto (“Deportex”) no Porto de Cabedelo, com o objetivo de contribuir para a qualificação dos militares na garantia da segurança e proteção dos terminais portuários.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A “Deportex” contou com o emprego de cerca de 200 militares, pertencentes à Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), ao Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) e aos Navios-Patrulha “Guaíba” e “Graúna”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), além do apoio da Companhia Docas da Paraíba, da Polícia Federal e do 1° Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro.

Os fuzileiros navais do GptFNNa atuaram nas instalações portuárias em terra, enquanto as embarcações da CPPB e os navios do ComGptPatNavNE operaram na área marítima do porto, oportunidade em que policiais federais participaram das ações, proporcionando troca de conhecimentos e experiências a serem aplicadas em operações interagências.

blank
Exercício permitiu a troca de experiências e conhecimentos com a
Polícia Federal para emprego em operações interagências

Foram realizados também exercícios de controle de área marítima e de acesso ao porto, controle de distúrbios, patrulha e inspeção naval, combate a incêndio, entre outros treinamentos, que permitiram a avaliação e o aperfeiçoamento de militares e meios empregados na segurança e proteção das instalações portuárias.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).