Almirante Liberal, Almirante Mario, Almirante Cunha e André Portalis na assinatura do contrato

A Diretoria Industrial da Marinha (DIM) realizou, no dia 18 de agosto, a cerimônia de assinatura do Contrato de Prestação de Serviços de Engenharia para Manutenção dos Submarinos “Classe Riachuelo”, no Salão Nobre do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

O acordo, firmado entre a DIM e a Itaguaí Construções Navais (ICN), tem duração de 22 meses e prevê serviços de manutenção dos Submarinos “Riachuelo” e “Humaitá”, além de serviços adicionais de manutenção corretiva, sob demanda, que se fizerem necessários durante o período de vigência do documento.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, e teve a participação do Diretor Industrial da Marinha, Vice-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto, que assinou o contrato com o Presidente da Itaguaí Construções Navais, André Portalis, e o Diretor Industrial da empresa, Vice-Almirante (EN) Mario Ferreira Botelho.

“Para mim, esse evento é o primeiro passo para abranger essa cooperação (entre Marinha e ICN), dando continuidade com a Força de Submarinos, e uma cooperação maior com a Diretoria Industrial da Marinha e com a DGMM, para fazer crescer a potência e disponibilidade operacional da Marinha, esse é o nosso foco e nosso desejo”, destacou o Presidente da ICN.

“Os Submarinos ‘Classe Riachuelo’ agregam sistemas, tanto de plataforma como de combate, e sensores no estado da arte, e têm sua complexa manutenção baseada na Gestão do seu Ciclo de Vida”, comentou o Diretor Industrial da Marinha sobre os meios.

blank
André Portalis e Almirante Liberal assinam o contrato

Ao final da cerimônia, o Diretor-Geral do Material da Marinha concluiu que “o planejamento do primeiro contrato de prestação de serviços de engenharia para a manutenção dos Submarinos ‘Classe Riachuelo’ foi realizado visando à manutenção da disponibilidade operacional desses meios e ao cumprimento da missão da Marinha do Brasil”.

O Submarino “Riachuelo” (S40), que representa o primeiro dos quatro submarinos da “Classe Riachuelo” previstos no Programa de Submarinos (PROSUB), será transferido para o Setor Operativo da Força Naval no próximo dia 1º de setembro.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui