Aposição Floral no Panteão de Tamandaré com a presença de autoridades

No dia 13 de janeiro, por ocasião da Operação “Aspirantex/2022”, o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, o Navio Doca Multipropósito “Bahia” e as Fragatas “Liberal” e “Independência” atracaram no Porto do Rio Grande (RS), onde permanecem até hoje (17). Com o objetivo de difundir a tradição naval e perpetuar o espírito marinheiro, o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou uma Aposição Floral no Panteão de Tamandaré, em homenagem ao Patrono da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Com5ºDN é o guardião dos restos mortais do Almirante Tamandaré, bem como do Almirante Abreu, do Comandante Felinto Perry e da mãe do Imperial Marinheiro Marcílio Dias, Pulcena Dias.

werwtgy678ketryuiolc
Almirantes e autoridades na Aposição Floral no
Túmulo do Almirante Tamandaré

A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e contou com a presença do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa; do Diretor de Abastecimento da Marinha, Vice-Almirante (IM) Wagner Corrêa dos Santos; do Comandante do Com5ºDN, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos; do Comandante da 1ª Divisão de Esquadra, Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso; do Comandante da 2ª Divisão de Esquadra, Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix; e do Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires.

Entre as autoridades civis, estiveram presentes o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo; a Diretora da Estação de Apoio Antártico da FURG, Cleuza Dias, e o Diretor do Centro de Convívio dos Meninos do Mar, Lauro Barcellos. Participaram também os Comandantes dos navios da Comissão “Aspirantex” e uma representação de 40 Aspirantes da Escola Naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).