A Estação Radiogoniométrica da Marinha no Rio Grande (ERMRG) atingiu um marco histórico neste mês, dedicado à celebração do Dia Internacional da Mulher e do Dia das Comunicações Navais. Pela primeira vez em sua história, uma militar do sexo feminino foi qualificada para guarnecer o serviço de Radiogoniometria, um campo essencial para a Inteligência Operacional e a Segurança Marítima das águas jurisdicionais brasileiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Pioneirismo e Dedicação

A Terceiro-sargento (TC) Grasiele Pereira Iliadis, recém-chegada à ERMRG, foi qualificada para exercer a função de Supervisora do Posto de Monitoragem (PMO), onde realizará tarefas de radiolocalização de ativos de interesse. Sua função envolve a busca, localização, monitoração e interceptação de comunicações na faixa de HF (3 a 30MHz), um espectro vital para as operações de defesa e segurança marítima.

A qualificação da 3ºSG-TC Grasiele não apenas simboliza um avanço na integração de mulheres em posições operativas nas Forças Armadas do Brasil mas também ressalta a capacidade e competência feminina em assumir e excelência em funções técnicas e altamente especializadas.

Uma Jornada Inspiradora

Ingressando na Marinha em 2011, a 3ºSG-TC Grasiele não esconde o orgulho e a honra de ser pioneira em uma área tão importante para as Comunicações Navais e a defesa da Soberania Nacional. Sua trajetória é um testemunho do potencial que todas as mulheres possuem para contribuir significativamente em qualquer esfera de atuação, inclusive naquelas tradicionalmente dominadas por homens.

Este marco histórico na ERMRG é um passo significativo para a inclusão de gênero e a quebra de barreiras dentro das Forças Armadas. A participação ativa das mulheres nos diversos setores da Marinha do Brasil vem sendo fortalecida, reforçando a diversidade e a igualdade de oportunidades para todos, independentemente do gênero.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).