2ª Sessão Ordinária da ComTecPolÓleo reuniu em videoconferência representantes da Marinha e da Comunidade Científica

No dia 1º de julho, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), promoveu a 2ª Sessão Ordinária da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das Atividades de Monitoramento e Neutralização dos Impactos Decorrentes da poluição Marinha por óleo e outros Poluentes na Amazônia Azul (ComTecPolÓleo), que contou com participação da comunidade científica. O evento, de cunho estratégico, atendeu ao Memorando nº 11/2020 do Comandante da Marinha, que trata sobre a Comissão, tendo por objetivo integrar as iniciativas de caráter técnico-científico em andamento, assim como monitorar os encaminhamentos decorrentes dos webinários sobre poluição marinha por derramamento de óleo, realizado em 13 de abril, e por plásticos, ocorrido em 14 de abril.

A reunião, presidida pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Presidente da Comissão, ocorreu na modalidade de videoconferência. A programação consistiu em uma exposição de abertura com a temática “Poluição Hídrica em Águas Jurisdicionais Brasileiras”, feita pelo Capitão de Fragata Felipe Otavio Melo Jácome Gurgel, do Comando de Operações Navais; em duas apresentações, sobre “Poluição Marinha por Derramamento de Óleo”, ministrada pelo Prof. Dr. Moacyr Araújo, Vice-Reitor da Universidade Federal de Pernambuco e “Poluição Marinha por Plásticos”, apresentada pelo Prof. Dr. Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, ambas consolidando as sínteses sobre os webinários pretéritos. Por fim, a reunião também debateu a proposta para elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e demais parceiros, apresentada pela Dra. Fernanda Pirillo do Ibama.

blank
Presidente, Almirante de Esquadra Olsen, Secretário-Executivo, Contra-Almirante Gurgel, e Assessora Especial da ComTecPolÓleo, Dra. Janice, conduzem a 2a Sessão Ordinária

A realização de eventos como esse ratificam a importância do diálogo entre os membros da comunidade científica, das autoridades governamentais e da Academia na coordenação de ações que se fazem imperiosas para aperfeiçoar as técnicas de monitoramento, prevenção e controle de incidentes futuros de derramamento por óleo e outros poluentes na Amazônia Azul e zonas costeiras.

A ComTecPolÓleo foi criada pela Portaria nº 313/MB, de 26 de outubro de 2020, e tem por objetivo conceber um mecanismo de articulação técnico-científico inclusivo, em prol do aumento da capacidade de detecção, prevenção de impactos, formulação de ações propositivas, ações de respostas tempestivas, bem como em auxílio à mitigação de danos e à definição de melhores práticas, na eventualidade de incidentes ambientais decorrentes da poluição por óleo e outros poluentes no mar.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui