Parte dos suprimentos levados pelo NAsH Oswaldo Cruz e recebidos por militares do 3º PEF

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, prestou apoio logístico ao Comando Militar da Amazônia, de 11 de março a 7 de abril, transportando suprimentos para o 3° Pelotão Especial de Fronteira do Exército (3° PEF), localizado em Vila Bittencourt (AM), junto à fronteira com a Colômbia, às margens do Rio Japurá. Também foram realizados atendimentos básicos de saúde às comunidades do entorno da região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para chegar até a Vila Bittencourt, o navio precisou percorrer 745 milhas náuticas, equivalente a 1.199 quilômetros de distância da cidade de Manaus.

ertb45y56un4betjyujt
Vacinação aplicada nas crianças da comunidade ribeirinha de Vila Bittencourt foram

A atividade ocorreu durante a Operação “ASSHOP Pólo Solimões – Rio Japurá”, com o objetivo de levar assistência médica básica às populações ribeirinhas que vivem às margens dos rios Solimões e Japurá: Comunidades de Nova Betânia, Santa Fé, Vila Mendonça, Santa Maria, além da Vila Bittencourt.

Foram realizados 225 atendimentos médicos, 153 procedimentos laboratoriais e aplicadas 105 vacinas, pertencentes ao calendário nacional de vacinação, e distribuídos 4.514 medicamentos e 287 kits de higiene bucal. Durante os procedimentos, foram seguidas as recomendações de prevenção à Covid-19.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).