Militares do COMPAAz guarnecem o Exercício T-RISE 2/2022 por meio da ferramenta Smart Fenix
O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), por intermédio do Centro de Operações Marítimas (CopMar), representou, no período de 6 a 7 de outubro, a Marinha do Brasil no Trans-Regional Information Shipping Exercise (T-RISE) 2/22. O exercício ocorre de forma semestral entre os países componentes da Virtual-Regional Maritime Traffic Centre (V-RMTC) & Trans-Regional Maritime Network(T-RMN), comunidade internacional composta por diversos países no compartilhamento de informações relacionadas ao Controle Naval de Tráfego Marítimo (CNTM), que tem como lideranças técnicas Brasil, Índia, Itália e Singapura.
O T-RISE tem como propósito adestrar as Marinhas dos países componentes do V-RMTC/T-RMN no emprego do sistema de monitoramento do tráfego marítimo da Marinha Italiana, denominado Smart-FENIX, realizando o intercâmbio de dados do sistema de monitoramento Automatic Identification System (AIS) entre esses países.
Essa segunda edição do T-RISE de 2022 foi conduzida pela Marinha da Grécia e contou com a participação das Marinhas dos seguintes Países: Albânia, Argentina, Bulgária, Brasil, Chipre, Croácia, Espanha, Gana, Geórgia, Grécia, Itália, Malta, Montenegro, Nigéria, Peru, Portugal, Reino Unido e Romênia.
O exercício T-RISE 2/22 permitiu, também, ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as funcionalidades operacionais da plataforma de intercâmbio de informações, bem como proporcionou o estreitamento de laços de amizade já existentes entre as Marinhas participantes.
Além disso, foi uma oportunidade de compartilhamento de informações marítimas, por meio da ferramenta Smart-FENIX via CHAT disponibilizado na mesma plataforma do sistema, com as Marinhas dos países-membros do T-RMN/V-RMTC, possibilitando o incremento da Consciência Situacional Marítima Trans-Regional.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).