Seminário promovido pelo MCTI discute óleo no mar (Foto: MCTI/Filipe Silva)

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência e Tecnologia subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, participou, na última terça-feira (26), em Salvador (BA), do Seminário “Pesquisa em detecção, gestão de riscos e impactos de óleo no mar”, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No encontro, foram tratados assuntos relacionados ao derramamento de óleo no mar e foram promovidos os resultados e propostas de soluções para mitigação do óleo no oceano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Dr. Marcelo Morales, além de reunir representantes do SENAI -CIMATEC, dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dos Programas Ecológicos de Longa Duração (PELD), além da presença da Doutora Eliane Gonzalez Rodriguez, Diretora do IEAPM, representante da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM).

O Seminário, que acontece até 29 de julho, conta com sessões temáticas e aborda temas como índices e indicadores, impactos e resiliência dos sistemas socioecológicos, impactos na socioeconomia e na saúde, além das ações desenvolvidas e impacto para a sociedade.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).